Recentemente tirei algumas fotografias de lugares onde, no passado, existiram algumas das mais belas ou conhecidas casas paulistanas.
Para começar, a casa número 1 da avenida Paulista: o palacete de Adam Von Bullow em fotografia de Guilherme Gaensly por volta de 1900. Atualmente, em seu lugar está o edifício Paulicéia, bem ao lado da Gazeta.
Na esquina da Paulista com a alameda Campinas existia o palacete neocolonial de Numa de Oliveira.
Na rua Pio XII, esquina com Arthur Prado, existia o palacete de Hermann Buchard, que junto com Glete e Nothman formava a trinca de alemães empreendores do século XIX. Foi ele quem loteou Higienópolis, que nos começos recebeu o nome de Boulevard Buchard.
A seguir, a linda villa do conde Egídio Pinotti Gamba, italiano dono dos Moinhos Gamba. Essa residência ficava na esquina da Paulista com o Caminho de Santo Amaro, atual Brigadeiro Luiz Antonio. Em seu lugar encontra-se o edifício Nações Unidas.
A primeira imagem retrata a casa pro volta de 1905, em um postal; a segunda foi tirada em 1924.
Em breve um texto com imagens sobre os que restaram, e como se encontram nos dias de hoje.
Todas as fotografias atuais foram tiradas por mim em 2007. As fotografias antigas foram retiradas dos livros "Album Iconográfico da Avenida Paulista" e "O Palacete Paulistano".
sábado, 1 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Muito interessante seu blog!
Gosto muito das contruçoes antigas e de suas historias... é como viajar no tempo...
Vc está de parabéns!
Sou muito mais a São Paulo dos palacetes. Deve ter sido um tempo muito bom. Legal!
Beijo
Belíssima a antiga Avenida Paulista. Se fosse hoje, do jeito que era, com certeza seria um ponto turístico e até de filmagens. Não poderiam ter construído todos aqueles arranha-céus em outro lugar, sem demolir os palacetes??
Ola Ricardo,
Interessantíssimo seu blog.
Bem, sou apaixonado por história da cidade de São Paulo, estou aqui vendo seus texto.
Eu e um grupo de amigos montamos um site "São Paulo Restaurada" e "São Paulo Abandonada" porque curtimos tudo isso e fotografia e desejamos que parem um pouco de demolirem nossa cidade e nossa história.
Você poderia nos ceder algum artigo (e fotos) para colocarmos no nosso site?
Abraços
Hélio
Amo casas antigas, fui criada em uma e quero ter uma ou mesmo contruir uma nos moldes antigos.
Na miha cidade tb tem algumas relíquias antigas, mas a maioria virou igreja, estacionamento, prédio quadrado ou terreno baldio. vou ver se fotografo tudo qdo parar de chover!
Já tô te seguindo.
bjs!
Postar um comentário